Entenda mais, no artigo abaixo, como foi a evolução do plástico desde o seu surgimento e porque as empresas apostam nele e como funciona o investimento para melhorar a sua qualidade.
A evolução do plástico desde a sua descoberta
O plástico surgiu em 1862 e foi descoberto por Alexander Parkers. Antes dele, utilizava-se a borracha e era exatamente ela que Parkers buscava substituir. Desde aquela época, descobriu-se a versatilidade do plástico, que se moldava a formas diversas sob aquecimento e as preservava, mesmo depois de frio.
Anos mais tarde, Leo Hendrik Baekeland desenvolveu o plástico sintético para comercializá-lo. E daí para frente, houve a evolução dos plásticos.
Plásticos e polímeros foram criados por diversas empresas para se aplicarem a diversas situações. Alguns deles foram o Poliéster, o silicone, o PVC, o teflon, o náilon, dentre centenas de outros.
Porque e como as empresas investem neste material
O crescimento acentuado da utilização do plástico fez com que houvesse grande interesse neste material. Ele é financeiramente rentável e sua utilização é muito abrangente, permitindo diversos investimentos.
Por isso é que muitos setores da economia não medem esforços para buscar soluções e tecnologias para o aperfeiçoamento do material e ampliação de sua aplicabilidade. Elas buscam ofertar qualidade por meio da evolução do plástico.
O plástico é de importância tamanha que, atualmente, existem cursos em faculdades justamente para capacitar pessoas a atuar nas diversas etapas de produção do plástico.
Além disso, essas pessoas são capacitadas a transformá-lo e adaptá-lo a produtos diversos. Isso porque sua capacitação permite que elas atuem na fabricação do plástico desde o seu início.
Ou seja, elas sabem como preparar a matéria prima e os monômeros e também sabem como proceder com os produtos finalizados.
Além disso, por causa do interesse das indústrias na evolução do plástico, elas investem e pesquisam cada vez mais sobre eles. A sua intenção é melhorar o material e criar para ele novos aditivos.
E no mercado, graças às pesquisas e inovação, surgiram também os Ultra Polímeros, que são polímeros que se destacam pela sua robustez quando comparados com materiais metálicos. Além disso, eles possuem um ultra desempenho, combinando as resistências química, corrosiva e mecânica.
Gostou das informações deste artigo sobre a evolução do plástico? Acompanhe nosso blog com muito mais informações de qualidade!